sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Hackintosh iPC

Quem nunca quis dar uma fuçadinha no Mac OS X? Por mais “win loser” que o cara seja, ele já quis saber como funciona o sistema da Apple. Antigamente, para usar o OS X era necessário um Macintosh, que está por volta dos 3 mil reais (Mac Mini). Mas agora, com a parceria Intel ~ Apple as coisas ficaram bem mais fáceis.

Se você quer instalar o Mac OS X no seu PC, está no lugar certo. A partir de agora, você vai aprender a instalar uma versão hackeada do OS X no seu PC, e desfrutar de todas as maravilhas que esse belíssimo OS nos proporciona.

Pré-Requisitos:

Atenção: Várias pessoas instalaram o hackintosh e o sistema funcionou perfeitamente. Eu não me responsabilizo por nenhum dano ocorrido ao seu computador. Então, siga por sua conta e risco.

O Mac OS X Tiger não precisa de um PC “parrudo” para rodar, rodando até em PC’s modestos. Veja as configurações mínimas:

- Processador com instruções SSE2 e SSE3 (Verifique com o CPU-Z se o seu processador é compatível)
- 256MB de RAM
- 10GB livres no HD
- Placa gráfica com 32 MB
- Drive de DVD

Agora, baixe a imagem .iso da versão X86:

Leo4Allv2 Universal 10.5.2 AMD/INTEL[SSE2/SSE3]

Em breve farei um tutorial mais detalhado dessa versão, já que se trata do Mac OS X 10.5. Mas podem continuar usando este tutorial, já que não muda muita coisa na instalação, só as imagens. O processo continua o mesmo.

Download aqui (3.54 GB)

Preparando para a instalação:

Se você já possuí uma partição livre, ótimo. Particione ela em FAT32 e deixe como primária. Caso o contrário, redimensione a sua partição usando algum particionador (Partition Magic, Acronis Disk Director, GParted). Não vou entrar em detalhes aqui, mas se você não souber redimensionar, use o Google. Lá você encotrará diversos tutoriais.

Agora, grave a imagem ISO na menor velocidade possível, para evitar problemas. Após gravar, reinicie o computador com o DVD do OS X86 dentro do drive.

Obs.: Se a sua motherboard não estiver configurada para dar boot pelo drive de DVD, entre na BIOS e configure manualmente.

Instalando o OS X86:

Após ter iniciado o processo de boot, irá aparecer a tela do Darwin. Aperte F8 e espere carregar o sistema.

01ut0.jpg

No próximo passo você irá selecionar a linguagem. Apenas escolha Português do Brasil e clique no botão avançar.

1_wm.png

Chegou a hora de formatar a partição para instalar o OS X86. Para tal, vá no menu Utilitários > Utilitário de Disco.

01_wm.jpg

No lado esquerdo será exibida a lista de partições. Apenas clique na respectiva partição e logo em seguida no botãoExcluir, na parte superior direita do Utilitário de Disco. Agora, como tipo de partição, escolha Mac OS Expandido e depois clique em Excluir, logo abaixo.

09tn0_wm.jpg

Depois de concluída a formatação da partição, feche o Utilitário de Disco e você voltará à tela de instalação.

10wv5_wm.jpg

Prossiga normalmente, como em qualquer instalação. Clique em concordar no Contrato de Licença. Selecione a partição que você criou, para fazer a instalação do OS X86.

12jl7_wm.jpg

Antes de começar á instalar, clique em Personalizar, no canto da janela.

13gc6_wm.jpg

Personalize a instalação a seu gosto (desmarque drivers para impressoras, linguagens adicionais e fontes adicionais).

15xa1_wm.jpg

ATENÇÃO: Logo abaixo do elemento X11, será exibida a lista de cracks para instalar juntamente com o OS X. Clique na seta a esquerda para expandir e marque a caixinha com os elementos corretos que devem ser instalados (se você tiver processador com SSE2, marque apenas Intel/AMD SSE2, se tiver SSE3, marque Intel/AMD SSE3 e assim por diante). Marque o Update também e outros itens necessários.

Feito isso, clique em Instalar. Dentro de 40 ~ 50 minutos será concluída a instalação. Depois, quando o sistema reiniciar, será pedido alguns dados. Basta você responder de acordo com o que é pedido. Para saber mais, veja asscreenshots da instalação do OS X86.

20mv1_wm.jpg

Agora é só desfrutar do seu iPC. ;)

Créditos das screenshots: mac_man (Fórum NetArte)

Fazendo Dual-Boot (Windows + iPC):

Para fazer o Dual-Boot, baixe o seguinte arquivo:

- Chain0

Agora, coloque o chain0 no diretório C:. Depois edite o arquivo boot.ini (ele está oculto no diretório C:), colocando na última linha:

c:chain0=”Mac OS X”

Pronto. Agora é só reiniciar o sistema e usar o Dual-Boot. :D

Dicas:

- Jamais façam as atualizações de sistema (Software Update). As atualizações de sistema que o iPC faz, são as originais do hardware Apple. Se você instalar as atualizações oficiais, sem os devidos ajustes, terá que reinstalar todo o sistema novamente. Apenas poderão ser feitas, as atualizações Java, X11, e dos demais aplicativos.

- Se quiser tirar screenshots do seu iPC, dê uma lida neste comentário. Nele está explicado 2 formas de tirar screenshots sem precisar do teclado original da Apple.

- Para deixar o layout do teclado em português do Brasil, baixe o seguinte arquivo:

Brasileiro_abnt2.rsrc.zip

Após baixar, descompacte e copie para a pasta /sistema/Bibliotecas/Keyboard Layouts.

Nenhum comentário: